Quem faz o acompanhamento com uma nutricionista para gestante tem a certeza de estar obtendo todos os nutrientes necessários para si e para o bebê. Isso porque, caso haja alguma deficiência nutricional, pode-se diagnosticá-la e corrigi-la o mais breve possível, evitando complicações.
Quer conhecer a importância da alimentação saudável na gravidez e entender porque é necessário contar com uma especialista na área? Então, este artigo foi escrito para você! Aproveite a leitura e saiba mais!
Qual é a importância de uma dieta adequada durante a gravidez?
Na gravidez, devido às adaptações do organismo, o metabolismo (de glicose, aminoácidos e lipídios) sofre uma série de alterações. Nesse cenário, é preciso garantir que os nutrientes essenciais para manter ou melhorar sua saúde, assim como para viabilizar o crescimento e desenvolvimento fetal adequado, sejam devidamente fornecidos.
Além disso, a alimentação equilibrada ajuda a prevenir ou aliviar sintomas comuns na gestação, como enjoo, azia, constipação intestinal, inchaço, fraqueza, tontura, problemas bucais, entre outros. Minimiza, ainda, o risco para comorbidades graves, como diabetes gestacional, hipertensão e sobrepeso ou obesidade.
Ao mesmo tempo, facilita o controle do ganho de peso corporal, o qual não pode ser nem excessivo, nem insuficiente. Do contrário, entre outras complicações, há um aumento do risco de:
- parto cesariana, para casos de ganho ponderal excessivo;
- ou tamanho pequeno para a idade gestacional, parto prematuro e maior tempo de internação hospitalar, para casos de ganho ponderal insuficiente.
Tudo isso pode ser prevenido por meio de mudanças na alimentação, indicadas individualmente pela nutricionista. Isso sem falar na imprescindível suplementação de ácido fólico e ferro, a qual pode começar antes mesmo de engravidar.
Como é o acompanhamento com uma nutricionista para gestante?
A nutricionista para gestante define o quê, quanto e quando comer, considerando sempre as necessidades, desejos e preferências de cada gestante. Na maioria das vezes, recomenda-se manter uma alimentação saudável e variada, sem grandes restrições, intercalando três refeições principais e normalmente dois lanches pequenos, ao longo do dia.
Outra contribuição valiosa do acompanhamento especializado são as orientações que fazem toda a diferença no bem-estar. E o caso, por exemplo:
- da não ingestão de líquidos enquanto estiver se alimentando;
- da exclusão ou, pelo menos, redução de fast foods e opções muito doces e/ou gordurosas.
- da importância de comer mais devagar e mastigando muito bem os alimentos;
- da valorização do ato de cozinhar em casa (ou de delegá-lo a quem se disponha a ajudar);
- da alimentação realizada em ambientes apropriados e com atenção plena; entre outras dicas.
Se você está gestante ou pretende engravidar em breve, baixe (gratuitamente) nosso e-book: O guia da alimentação na gestação
A periodicidade das consultas com a nutricionista para gestantes varia conforme o quadro clínico apresentado por cada mulher e o estágio da gravidez. Na maioria das vezes, os encontros são mensais e incluem uma boa conversa.
Quais são os diferenciais da nutrição funcional do Espaço Binah?
No Espaço Binah, clínica de ginecologia e obstetrícia localizada em Florianópolis (SC), contamos com a nutricionista Juliana Strauch Frischler Rey (CRN 10 3774). Pós graduada em nutrição funcional, ela se baseia nas anamneses (entrevistas detalhadas) e nos achados em exames físicos e laboratoriais para:
- indicar a dieta ideal para cada mulher;
- educá-la quanto às escolhas alimentares.
Para conhecer a especialidade afundo, confira este conteúdo: Nutrição funcional
Quando se trata de grávidas, especificamente, a profissional elabora um plano alimentar detalhado, orientando-as para que tenham uma relação de prazer e segurança com a comida. Em geral, ainda que as recomendações variem caso a caso, há uma prevalência de opções ricas em:
- vitaminas (A, C, D e B12, principalmente);
- cálcio;
- ferro;
- zinco;
- magnésio;
- ômega 3;
- ácido fólico.
Dessa maneira, no papel de nutricionista para gestante, cabe a ela investigar as necessidades nutricionais e corrigir eventuais desequilíbrios nessa fase tão importante. Com isso, previne problemas e favorece a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da mãe, assim como a formação do bebê!
Caso haja alguma dúvida sobre sua atuação, entre em contato pelo site, telefone (48 3209-6658) ou WhatsApp. Nossa “nutri” e toda nossa equipe estão à sua disposição.