Saúde e Bem-estar

Saiba onde realizar histerectomia em Florianópolis

Dicas de saúde

Saiba onde realizar histerectomia em Florianópolis

Quem busca uma clínica para fazer histerectomia em Florianópolis, SC, pode contar com a equipe experiente e qualificada, bem como infraestrutura completa, do Espaço Binah. Somos referência em cuidados com a saúde da mulher e estamos localizados no sul da ilha.

A seguir, explicamos como a cirurgia para remoção do útero é realizada, em quais casos é indicada e como é o respectivo pré e pós-operatório. Entenda, também, a importância de realizá-la em um centro médico especializado em procedimentos ginecológicos. Confira!

Quais são os tipos de histerectomia?

Depois da cesárea, a histerectomia é uma das cirurgias mais realizadas nas mulheres em idade reprodutiva. Ela pode ser:

  • total, na qual se retira o corpo e o colo do útero;
  • subtotal, limitada à remoção da parte superior do útero;
  • radical (também chamada de cirurgia de Wertheim-Meigs), na qual é feita a ressecção completa do útero, ovários, linfonodos próximos, entre outras estruturas.

O procedimento pode ser realizado por via abdominal (cirurgia aberta), vaginal ou laparoscópica (técnica minimamente invasiva). Existe, também, a possibilidade de combinar diferentes vias. A escolha da técnica mais adequada depende das condições clínicas específicas, bem como das preferências individuais.

Quais são as indicações para realizá-la?

As principais indicações para o procedimento são a existência de determinadas condições ou doenças ginecológicas. Entre elas, pode-se citar a presença de:

  • miomas uterinos (fibroides, leiomiomas ou fibromiomas);
  • prolapso de órgãos pélvicos (exteriorização do útero ou de outras estruturas pela vagina);
  • endometriose e adenomiose;
  • doença inflamatória pélvica (DIP);
  • dores pélvicas crônicas, sem justificativa conhecida;
  • sangramento vaginal constante e, também, sem causa aparente;
  • lesões pré-malignas;
  • tumores malignos (como o câncer do colo de útero), dependendo do estadiamento da neoplasia.

Como é o pré-operatório?

Após receber a notícia de que precisa fazer uma histerectomia em Florianópolis, é preciso se preparar para o procedimento. Para isso, recomenda-se:

  • parar de fumar imediatamente;
  • comer de forma saudável e equilibrada;
  • praticar exercícios físicos regularmente;
  • emagrecer, caso esteja com sobrepeso.

Como é o pós-operatório?

No pós-operatório imediato, deve-se descansar e não levantar peso. O prazo para o retorno ao trabalho, por sua vez, depende de como cada uma se sente, da avaliação do médico responsável e do tipo de atividade exercida. Por isso, trata-se de algo definido individualmente.

O tempo para a recuperação completa varia conforme o tipo de cirurgia realizada. De maneira geral, na histerectomia vaginal ou laparoscópica o restabelecimento é mais rápido. Já na abdominal, o processo costuma levar de seis a oito semanas. Após esse período, pode-se retomar as atividades de rotina normalmente.

Como fica o organismo após a cirurgia?

Em relação às mudanças promovidas pela histerectomia, destacam-se o fim dos ciclos menstruais e a impossibilidade de engravidar (esterilização). No mais, é importante destacar que a remoção do útero não afeta a libido. Dessa maneira, o procedimento padrão não implica em prejuízos à vida sexual da mulher.

Já nos casos em que é preciso retirar, também, os ovários (ooforectomia), a mulher passa a apresentar sintomas característicos da menopausa. É o caso das ondas de calor, da sudorese noturna, da secura vaginal, entre outros. Para revertê-los, pode-se indicar a terapia de reposição hormonal, por meio de implante, injeções ou comprimidos orais.

Onde realizar histerectomia em Florianópolis?

Assim como a indicação cirúrgica, as orientações pré e pós-operatórias, bem como a recomendação de eventuais tratamentos a longo prazo, são definidos pelo especialista de maneira individualizada. Por isso, é muito importante que a mulher esteja acompanhada de um ginecologista de confiança ao longo de todo esse processo.

Se você recebeu indicação e precisa realizar uma histerectomia em Florianópolis, conte com a experiência, qualificação e expertise do corpo clínico do Espaço Binah. Nossos especialistas irão avaliar a necessidade da cirurgia e, se confirmada, planejá-la da forma mais segura e eficiente, visando o melhor para sua saúde e bem-estar!

Precisando, já sabe: agende uma avaliação e venha conhecer a clínica. Estamos localizados no Multi Open Shopping, na região sul da ilha.

Para saber mais sobre as especialidades atendidas, os procedimentos realizados e outros assuntos de saúde, siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram!

Ginecologista, obstetra e diretor técnico do Espaço Binah - CRM/SC 13.883 | RQE: 9909

VEJA TAMBÉM

Existem alimentos que ajudam na saúde íntima?

Sim! Existem alimentos que ajudam na saúde íntima feminina, atuando na prevenção de infecções, alívio de cólicas menstruais, entre outros…
29 de dezembro, 2023

A importância do aleitamento materno para o bebê

O aleitamento materno oferece toda nutrição que o bebê necessita para crescer pleno e saudável. Por isso, recomenda-se que a amamentação de nascidos a…
29 de dezembro, 2023

Quanto tempo dura o puerpério e quais as mudanças esperadas?

Algumas pessoas ficam em dúvida sobre quanto tempo dura o puerpério. Trata-se do período que corresponde aos primeiros 40 dias após…
29 de dezembro, 2023