Saúde e Bem-estar

Qual é a melhor posição para a gestante dormir?

Atualizado em: 29/11/22 | Dicas de saúde, Obstetrícia

Qual é a melhor posição para a gestante dormir?

Se você está gestante, provavelmente, já escutou que é melhor dormir do lado esquerdo, pois isso diminui o risco de morte fetal. Porém, estudos recentes e relevantes mostram que não é bem assim. Na verdade, a melhor posição para a gestante dormir é a que ela se sentir mais confortável!

Neste artigo, mostramos as justificativas para essa orientação. Continue a leitura e conheça quais fatores devem ser considerados para que a gestante consiga repousar de forma segura e reparadora. Veja, também, onde buscar ajuda para ter a melhor assistência pré-natal em Florianópolis, SC!

Por que tanta gente acredita que é preciso dormir do lado esquerdo?

Há até pouco tempo, existia a ideia de que dormir em decúbito dorsal (de barriga para cima) poderia comprimir os vasos sanguíneos que passam atrás do útero. Isso, por sua vez, levou à recomendação genérica para que as gestantes durmam em uma posição que facilite o fluxo placentário, reduzindo o risco de óbito fetal.

No entanto, essa orientação se baseia em estudos internacionais de caso-controle, ou seja, com baixo poder estatístico. Além disso, apresentam uma série de fatores que podem confundir o resultado — sendo assim, o mesmo não pode ser considerado como verdade absoluta.

Então, como fica a questão da melhor posição para a gestante dormir?

Como mencionado, depende das condições e das preferências de cada gestante. Recentemente, um estudo de coorte prospectivo multicêntrico (com poder estatístico de boa qualidade), realizado com 8.706 mulheres, demonstrou que a posição ao dormir não interfere:

  • no risco de óbito fetal (não aumenta a natimortalidade no final da gravidez);
  • na restrição de crescimento intrauterino (não implica em recém-nascidos pequenos para as idades gestacionais);
  • no desenvolvimento de pré-eclâmpsia (não desencadeia a chamada pressão alta da gravidez).

Sendo assim, atualmente, a recomendação mais aceita pelos especialistas é a de deixar que as próprias gestantes escolham a posição que querem dormir e durmam melhor! Logicamente, é pouco provável que todas elas consigam dormir bem de barriga para cima no final da gestação, devido aos sintomas desconfortáveis da posição ao longo dessa fase. Aliás, esses podem incluir episódios de:

  • falta de ar;
  • náuseas;
  • tonturas;
  • vômitos;
  • dores de cabeça;
  • palidez; entre outros inconvenientes.

É permitido dormir de barriga para cima no terceiro trimestre?

Caso a gestante se sinta confortável de barriga para cima, tudo bem dormir assim. Isso porque, como explicado, é pouco provável que sua circulação sanguínea nessa posição seja prejudicada a ponto de afetar a circulação para o bebê.

Já se a opção for por dormir de lado (seja do esquerdo ou do direito), é importante colocar um suporte entre as pernas. Uma boa estratégia é usar um travesseiro de densidade mais firme, que abranja dos joelhos até os tornozelos. Desse modo, o quadril fica alinhado e não sobrecarrega a coluna lombar.

E enquanto a barriga ainda estiver pequena, é perfeitamente possível dormir de bruços (com as costas para cima). Fique tranquila, pois, como explicado, isso não irá afetar o bebê.

Dependendo da posição ao dormir, pode-se ter dores?

Sim, a escolha da posição ao dormir pode provocar algumas das dores mais comuns à gestação: a conhecida dor na lombar. Nesse caso, o problema costuma ocorrer quando a mulher tem o hábito de dormir de costas, mesmo estando com a barriga bem grande. Outro problema comumente associado ao costume é a apneia do sono, principalmente, à medida que ela ganha peso.

Já no caso de quem opta por dormir de bruços, a principal dor relatada é nas mamas. Portanto, caso sinta esses ou outros tipos de desconfortos, procure um especialista e converse a respeito. Vale lembrar que dores na gravidez podem ser sinais de problemas ou complicações que precisam ser devidamente avaliados e tratados.

No Espaço Binah, localizado no sul de Florianópolis, SC, promovemos a assistência humanizada ao pré-natal, além do parto e do nascimento. Assim, a melhor posição para a gestante dormir é apenas um dos muitos assuntos tratados em nossas consultas ao longo dessa fase tão intensa e importante. Então, caso precise de ajuda, conte com o nosso time multidisciplinar de especialistas altamente capacitados e experientes!

Ficou com alguma dúvida? Sinta-se à vontade para entrar em contato e nos questionar. Teremos uma imensa satisfação em esclarecê-la!

Ginecologista, obstetra e diretor técnico do Espaço Binah - CRM/SC 13.883 | RQE: 9909

VEJA TAMBÉM

Existem alimentos que ajudam na saúde íntima?

Sim! Existem alimentos que ajudam na saúde íntima feminina, atuando na prevenção de infecções, alívio de cólicas menstruais, entre outros…
29 de dezembro, 2023

A importância do aleitamento materno para o bebê

O aleitamento materno oferece toda nutrição que o bebê necessita para crescer pleno e saudável. Por isso, recomenda-se que a amamentação de nascidos a…
29 de dezembro, 2023

Quanto tempo dura o puerpério e quais as mudanças esperadas?

Algumas pessoas ficam em dúvida sobre quanto tempo dura o puerpério. Trata-se do período que corresponde aos primeiros 40 dias após…
29 de dezembro, 2023