Fisioterapia obstétrica

Fisioterapia obstétrica

Você sabia que a “fisio”, como é chamada, tem diversas aplicabilidades? No contexto da saúde feminina, destacam-se os tratamentos de incontinência urinária, vaginismo, prolapso de órgãos pélvicos, entre outras situações. Já durante a gestação, recomenda-se realizar a fisioterapia obstétrica para favorecer o parto e sua recuperação.

No Espaço Binah, clínica de ginecologia e obstetrícia interdisciplinar, localizada em Florianópolis, contamos com essa especialidade essencial. Para entender como ela contribui para o cuidado integral à mulher, do pré ao pós-parto, continue a leitura!

 

O que é fisioterapia?

A fisioterapia é a especialidade que cuida do movimento, objetivando conservar, restaurar e/ou fortalecer as capacidades físicas. Dessa forma, é ela que previne e/ou trata os distúrbios da cinesia humana, os quais podem ser decorrentes de:

  • alterações nos órgãos ou sistemas;
  • repercussões psíquicas e/ou orgânicas.

Dependendo da atuação, o/a fisioterapeuta pode ser especialista em:

  • fisioterapia esportiva;
  • fisioterapia ortopédica;
  • fisioterapia respiratória;
  • fisioterapia neurológica;
  • reabilitação pós-traumática;
  • reabilitação pós-cirúrgica;
  • fisioterapia em saúde da mulher; entre outras áreas.

Qual é a importância da fisioterapia obstétrica?

A fisioterapia obstétrica é a especialidade dentro da fisioterapia que cuida das funções cinéticas no pré-parto, parto e pós-parto, visando fortalecer a musculatura perineal e do assoalho pélvico. Graças a ela, pode-se prevenir e/ou tratar:

  • problemas posturais;
  • problemas pélvicos;
  • problemas circulatórios;
  • diástase abdominal; entre outros.

Para tanto, o/a especialista na área faz uma investigação aprofundada, considerando as individualidades de cada mulher. No Espaço Binah, a primeira consulta com a nossa fisioterapeuta obstétrica inclui:

  • uma anamnese profunda, ou seja, uma conversa longa, para entender como é o contexto de vida da paciente (para além do distúrbio) e o que levou à busca da especialidade;
  • e a avaliação, por meio de testes específicos, da mobilidade do quadril, da postural geral e das condições do assoalho pélvico.

Todo esse processo é feito com muito cuidado, explicando à mulher cada etapa envolvida. Ao término da consulta, nossa especialista apresenta o quadro clínico e indica a linha de tratamento mais adequada.

Quais são os benefícios da fisioterapia pré-natal?

A fisioterapia pré-natal é muito importante para a mulher ter uma gravidez mais “confortável”. Isso porque, as mudanças anatômicas e fisiológicas do período afetam o sistema musculoesquelético e podem levar a desconfortos para andar, sentar e/ou deitar, bem como dores. Além disso, o estresse sofrido pela musculatura do assoalho pélvico, devido ao aumento do peso uterino, pode desencadear os conhecidos problemas de incontinências.

Dessa forma, entre os principais benefícios da especialidade no pré-natal, destacam-se:

  • preparar-se para as diversas alterações físicas, ajudando a manter a postura adequada;
  • prevenir e, se necessário, tratar os escapes (urinários e/ou fecais), por meio do fortalecimento e alongamento da musculatura pélvica, ajudando a preservar suas funções íntegras;
  • prevenir e, se necessário, tratar eventuais dores lombo pélvicas, sacro ilíacas e ciáticas, assim como eventuais tensões;
  • prevenir problemas que podem surgir no pós-parto, como a diástase abdominal (separação dos grandes músculos abdominais, levando à saliência da barriga).

Ao mesmo tempo, a fisioterapia pré-natal favorece um parto mais tranquilo. Durante o trabalho de parto natural, especificamente, a gestante é orientada pelo especialista na área a:

  • movimentar-se durante as contrações, utilizando recursos como a bola de pilates, técnicas manuais de massagem, entre outros métodos, o que facilita a saída do bebê;
  • adotar posturas que facilitem o “encaixe” do bebê, no momento que antecede a saída.

Por fim, no puerpério, o preparo musculoesquelético realizado ao longo da gestação favorece o retorno do corpo às condições pré-gravídicas. Isso, vale destacar, ocorre independentemente do tipo de parto (natural ou cesárea) escolhido.

Leia tambémParto normal ou cesárea? Tenho o direito de decidir?

Onde encontrar uma especialista na área em Florianópolis?

No Espaço Binah, é claro! Nosso corpo clínico interdisciplinar conta com uma fisioterapeuta obstétrica experiente e atualizada. Saskia Rey (CREFITO 10-378468-F) é formada em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e, desde a graduação, dedica-se aos cuidados da área pélvica feminina.

Em seu dia a dia, a especialista utiliza a fisioterapia obstétrica para prevenir e tratar uma série de disfunções durante o ciclo gravídico-puerperal. Dessa forma, ajuda a aliviar incômodos, favorecer o empoderamento feminino e proporcionar mais qualidade de vida às gestantes e puérperas. Portanto, se estiver grávida ou planejando engravidar, conte conosco!

Caso tenha ficado com alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato e nos perguntar. Se preferir, agende uma consulta pelo WhatsApp ou telefone (48) 3209-6658 e faça uma avaliação individualizada. Esperamos você!

Agendar consulta