Saúde e Bem-estar

Sintomas de gravidez: como identificar?

Atualizado em: 15/02/23 | Dicas de saúde

Sintomas de gravidez: como identificar?

Enjoos, aumento da sensibilidade nas mamas, fadiga, alterações no paladar e muito mais! Os sintomas de gravidez são diversos e variam de mulher para mulher. Geralmente, eles começam entre a quarta e a sexta semana pós-concepção e tendem a aliviar no segundo trimestre, manifestando-se tanto de forma física como emocional.

Neste artigo, falamos mais a respeito. Se você está grávida (ou suspeita que esteja), continue a leitura!

Quando surgem as primeiras manifestações clínicas?

Em gestações normais, a maioria dos sinais e sintomas de gravidez é atribuída aos efeitos nos órgãos-alvo das alterações mecânicas e hormonais relacionados à condição. Ou seja, tratam-se de consequências diretas das alterações fisiopatológicas ocorridas ao longo das primeiras semanas.

Mas, antes de continuar, preste muita atenção! As manifestações clínicas do período são diversas. Por isso, tenha em mente que cada gravidez é única e nem todas mulheres as apresentam da mesma forma.

Além disso, ainda que seja um fenômeno raro, algumas gestantes podem ter gravidezes assintomáticas. Como a maioria dos sintomas são decorrentes das mudanças hormonais, a ausência de modificações no organismo pode ser indício de algum distúrbio. Nesses casos, o quadro deve ser investigado e, se preciso, devidamente tratado.

Quais são os principais sintomas de gravidez?

Entre os sintomas de gravidez mais conhecidos, o atraso menstrual (na verdade, a ausência da menstruação), principalmente, em mulheres com ciclos regulares, é o mais característico. Além disso, há aquelas que, no primeiro mês, apresentam um fluxo muito leve, devido ao sangramento de implantação.

Outra manifestação recorrente é a sensação de estar continuamente doente. Essa, quase sempre, é acompanhada por enjoos e, por vezes, vômitos (matinais ou a qualquer hora do dia).

Algumas gestantes apresentam uma condição grave, chamada hiperêmese gravídica. Nesses casos, os vômitos são intensos e necessitam de tratamento médico adequado, pois podem afetar o desenvolvimento do feto.

cansaço, ou mesmo exaustão, também é um sintoma bastante comum no período. Ele costuma se estender pelas primeiras 12 semanas, melhorando no segundo trimestre e, por vezes, retornando no terceiro.

Outro indício relativamente comum é o estado emocional alterado. Algumas mulheres costumam ficar mais sensíveis, manifestando, por exemplo, o chamado choro fácil.

Em relação ao físico, as mamas ficam inchadas e doloridas, enquanto os mamilos podem escurecer e/ou ficar mais projetados. Além disso, as veias do corpo todo se tornam mais visíveis.

necessidade de urinar mais do que o habitual também é comum. Muitas vezes, as gestantes precisam se levantar à noite para ir ao banheiro. Alterações nos hábitos intestinais, como constipação, também podem ocorrer, assim como a presença de corrimento vaginal (sem dor ou irritação).

Vale destacar, ainda, a mudança nos gostos alimentares. De repente, a mulher passa a ter aversão a alimentos e bebidas que faziam parte da sua rotina e começa a gostar de outros sabores. Alguns cheiros também podem ser incômodos — inclusive do cigarro, no caso das fumantes.

Por fim, há os chamados “desejos”, os quais podem parecer bastante estranhos. As vontades mais comuns são pelas frutas azedas e cítricas.

Como confirmar o diagnóstico de gravidez?

O teste de gravidez de farmácia, baseado na medição da gonadotrofina coriônica humana presente na urina, costuma ser a principal forma pela qual as mulheres descobrem sua condição. Porém, a definição do diagnóstico é dada pelo médico, por meio do beta HCG, um exame feito a partir de uma amostra sangue.

Após o exame de sangue, é realizado um exame de imagem — o ultrassom obstétrico (transvaginal) — entre a quinta e a décima semana. A função é ajudar o médico a estimar a idade gestacional, avaliar a posição do saco gestacional e verificar a quantidade e a vitalidade do(s) embriões(s).

Quando é necessário procurar um obstetra?

O ginecologista obstetra — médico responsável por cuidar da saúde feminina e fetal — deve ser procurado o mais breve possível. Além de orientar sobre como aliviar os sintomas de gravidez mais incômodos, o especialista indicará as vitaminas pré-natais e solicitará diversos exames. Portanto, se estiver em Florianópolis – SC, aproveite para agendar sua consulta no Espaço Binah, clínica de ginecologia e obstetrícia referência no Brasil, localizada dentro do Multi Open Shopping. Nossa equipe de especialistas está à disposição!

Quer saber mais a respeito do Binah, bem como conferir dicas imperdíveis sobre a saúde feminina? Então, siga nossas redes sociais: estamos no Facebook e Instagram!

Ginecologista, obstetra e diretor técnico do Espaço Binah - CRM/SC 13.883 | RQE: 9909

VEJA TAMBÉM

Existem alimentos que ajudam na saúde íntima?

Sim! Existem alimentos que ajudam na saúde íntima feminina, atuando na prevenção de infecções, alívio de cólicas menstruais, entre outros…
29 de dezembro, 2023

A importância do aleitamento materno para o bebê

O aleitamento materno oferece toda nutrição que o bebê necessita para crescer pleno e saudável. Por isso, recomenda-se que a amamentação de nascidos a…
29 de dezembro, 2023

Quanto tempo dura o puerpério e quais as mudanças esperadas?

Algumas pessoas ficam em dúvida sobre quanto tempo dura o puerpério. Trata-se do período que corresponde aos primeiros 40 dias após…
29 de dezembro, 2023