Miomectomia

Miomectomia

miomectomia é o procedimento cirúrgico utilizado no tratamento de miomas e tumores benignos. Por meio dele, realiza-se a remoção dessas lesões, mantendo a integridade e funcionalidade do útero. Dessa forma, a fertilidade é preservada, possibilitando à mulher gerar filhos no futuro.

Para saber mais sobre esse tipo de cirurgia ginecológica e conhecer suas diferentes técnicas, continue a leitura. Veja, também, onde realizá-la, com toda segurança, em Florianópolis, SC.

O que é miomectomia?

Antes de explicar o que é a miomectomia, é preciso entender o que são os miomas. Esses nada mais são do que tumores benignos (portanto, não cancerosos), que podem ocorrer dentro ou nas paredes externas do útero.

Os miomas podem ser microscópicos ou bastante grandes — esses, mais propensos a causar sintomas incômodos. Sua ocorrência é bastante comum, sendo prevalentes em mulheres em idade fértil.

Estima-se que, ao longo da vida, 80% das mulheres terão miomas, ainda que esses, nem sempre, provoquem sintomas. Assim, indica-se tratá-los quando há problemas relacionados. É o caso, por exemplo, de:

  • sangramento menstrual muito intenso e/ou longo (superior a sete dias);
  • dor ou pressão na região da pelve (levando à sensação de que precisa urinar frequentemente, quando o mioma pressiona a bexiga, ou provocando constipação, quando o mesmo pressiona o reto);
  • infertilidade ou complicações nas tentativas de engravidar (como a ocorrência de abortos espontâneos).

Portanto, quando existe indicação, o tratamento dos miomas pode ser medicamentoso ou cirúrgico. A escolha depende dos respectivos sintomas, tamanhos, localizações e, ainda, dos planos para engravidar no futuro.

A miomectomia, especificamente, é um procedimento cirúrgico indicado quando existe o desejo de engravidar. Vale destacar que a grande maioria das mulheres que se submetem a esse tipo de intervenção conseguem gerar filhos no futuro.

Como o procedimento é feito?

A miomectomia é uma cirurgia feita para remover os miomas e, com isso, aliviar os sintomas e/ou os problemas deles decorrentes. Ela é feita em ambiente hospitalar, sob anestesia geral. Sua duração varia conforme a técnica empregada e a quantidade de miomas removidos.

A seguir, conheça as diferentes maneiras de realizar o procedimento.

Miomectomia abdominal

Na miomectomia abdominal, o cirurgião faz uma incisão na parte inferior do abdome. Em seguida, remove os miomas por meio dela. Geralmente, a técnica é indicada para miomas grandes ou quando são muito numerosos.

Miomectomia laparoscópica

Na miomectomia laparoscópica é uma técnica minimamente invasiva. Nela, são realizadas pequenas incisões, através das quais o cirurgião insere os instrumentos e a cânula com câmera, para remover os miomas. Esses podem ser retirados inteiros ou “quebrados” em pedaços menores.

Miomectomia robótica

miomectomia robótica é uma variação da miomectomia laparoscópica. A diferença é que o procedimento é auxiliado por um robô cirúrgico.

Miomectomia histeroscópica

miomectomia histeroscópica é realizada quando os miomas estão no útero e não são muito grandes. Nesse caso, a remoção se dá através da inserção do histeroscópio (aparelho com câmera e luz acoplada) e dos instrumentos cirúrgicos pelo colo do útero, através da vagina.

Quais são as orientações pré e pós-cirúrgicas?

Antes do procedimento, deve-se fazer uma série de exames laboratoriais, complementares à avaliação clínica. Em alguns casos, o médico responsável pode prescrever o uso de medicamentos que reduzem o tamanho dos miomas, para diminuir o risco de sangramento operatório.

Após realizar a cirurgia, a maioria das pacientes submetidas à miomectomia abdominal precisa ficar internada por uma ou duas noites. Em relação ao pós-operatório, é preciso reduzir os níveis de atividades por seis a oito semanas.

Já quando se tratam das técnicas minimamente invasivas, a alta hospitalar costuma ocorrer no mesmo dia ou, no máximo, na manhã seguinte. A retomada das atividades de rotina, por sua vez, se dá após quatro semanas, pois a recuperação é mais rápida.

Onde realizar uma miomectomia em Florianópolis?

No Espaço Binah, clínica de ginecologia e obstetrícia, localizada em Florianópolis, SC! Aqui, reunimos um corpo clínico experiente e altamente especializado, que preza pela bioética, atendimento humanizado e medicina baseada em evidências científicas. Assim, a indicação para a miomectomia, ou para outros tratamentos, só é feita após uma avaliação minuciosa — sempre considerando os desejos e as preferências das nossas clientes.

Para saber se o procedimento é indicado para você, faça uma avaliação individualizada. Agende sua consulta pelo nosso WhatsApp, pelo site ou por telefone (48 3209–6658). Estamos à disposição!

Agendar procedimento