Cerclagem do colo do útero
A cerclagem do colo do útero é um procedimento cirúrgico indicado para gestantes com diagnóstico de insuficiência cervical. A técnica consiste em fazer uma sutura (dar pontos) que impede a abertura antecipada da cavidade uterina, prevenindo o parto prematuro. Dessa maneira, a “costura” é retirada, somente, no final da gestação.
Para saber mais sobre esse tipo de cirurgia ginecológica, continue a leitura. Veja, também, onde realizar um acompanhamento obstétrico humanizado em Florianópolis.
O que é a cerclagem do colo do útero?
A cerclagem do colo do útero, também chamada de cerclagem uterina ou cerclagem cervical, é uma cirurgia realizada para prolongar a gestação e evitar abortos e nascimentos precoces. Considerada simples e eficiente, o procedimento fornece suporte mecânico ao útero. Dessa forma, impede que a bolsa fetal desça antes da hora, evitando o trabalho de parto prematuro.
Quando o procedimento é indicado?
O procedimento é indicado para gestantes no segundo trimestre de gravidez com comprovada insuficiência cervical (ou insuficiência istmocervical). Essa condição pode ser definida como dilatação cervical indolor recorrente, levando a perdas gestacionais no período. O American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) a define como “a incapacidade do colo uterino de reter uma gravidez no segundo trimestre, na ausência de contrações clínicas, trabalho de parto ou ambos.”
Esse tipo de diagnóstico, vale destacar, é confirmado somente após a exclusão de outras possíveis causas para a ocorrência dos partos pré-termos ou das perdas gestacionais consecutivas.
Geralmente, a causa da insuficiência se relaciona à realização de uma cirurgia cervical ou uma cirurgia uterina prévia. Em casos raros, trata-se de uma anormalidade congênita (colo uterino curto, comprovado por exame de ultrassom).
Assim, a cerclagem do colo do útero é realizada após o terceiro mês de gestação. Ela é feita em centro cirúrgico, geralmente, sob anestesia geral.
Após o término, recomenda-se que a mulher fique internada por 24 horas, em observação. Em relação aos cuidados nos meses seguintes, costuma ser necessário fazer repouso relativo (descansar em parte do dia) e manter a abstinência sexual. Mas, as recomendações específicas são dadas pelo médico responsável, individualmente.
Como a cirurgia é realizada?
A cerclagem cervical é feita por meio de uma sutura com fio inabsorvível no colo do útero (na porção vaginal). Essa impede que a cavidade uterina se abra antes da hora adequada.
A cirurgia pode ser feita por via transvaginal ou transabdominal, sendo que ambas são consideradas seguras e eficientes, resultando em benefícios maternos e neonatais. Atualmente, graças aos avanços das técnicas minimamente invasivas (cerclagem laparoscópica), as taxas de complicações pós-operatórias são cada vez menores.
Como é feita a remoção da sutura?
A sutura costuma ser removida entre a 36ª e a 37ª semana, permitindo que o trabalho de parto transcorra normalmente. Mas, atenção: quando existe um planejamento de parto natural, não é recomendado adiar a retirada da cerclagem até o momento do nascimento.
Já no caso das mulheres que optam pela realização de parto cesárea, após 39 semanas de gestação, a remoção dos pontos pode ser feita na hora do nascimento. Ainda assim, a equipe médica precisa ficar atenta à possibilidade de a mulher entrar em trabalho de parto espontâneo nas semanas anteriores.
Qual é a importância de um acompanhamento obstétrico humanizado?
Como mostrado, a cerclagem cervical, de fato, reduz o risco de parto prematuro, bem como de morte perinatal. Mas, para ser adequada, a indicação cirúrgica precisa ser corretamente realizada. É aí que a qualidade da equipe médica faz toda diferença!
O acompanhamento obstétrico humanizado, tanto no pré-natal como no parto, é centrado na promoção da saúde integral da mulher, privilegiando sua autonomia e protagonismo. Isso significa que os cuidados e tratamentos recebidos ao longo desse período devem fortalecê-la a ponto de assumir seu papel central na gestação e no nascimento. Em última análise, trata-se de empoderar a mulher, para que consiga tomar o controle sobre esse momento tão importante.
No Espaço Binah, clínica de ginecologia e obstetrícia localizada em Florianópolis (SC), reunimos um corpo clínico experiente, multidisciplinar e altamente especializado. Nossos experts prezam pela bioética, pela medicina baseada em evidências científicas e pelo atendimento humanizado.
Por isso, aqui cultivamos uma postura acolhedora e respeitosa, com escuta qualificada às necessidades e expectativas de cada gestante. Dessa maneira, a indicação para a cerclagem do colo do útero ou para outros procedimentos só é feita após uma criteriosa avaliação individualizada. Isso, certamente, reflete positivamente na saúde e bem-estar de mãe e filho!
Esperamos que o conteúdo tenha sido esclarecedor. Mas, caso ainda haja alguma dúvida, entre em contato. Estamos à disposição!