Saúde e Bem-estar

Parto normal ou cesárea? Tenho o direito de decidir?

Atualizado em: 29/11/22 | Assistência ao parto, Obstetrícia

Parto normal ou cesárea? Tenho o direito de decidir?

Você sabe como se dá a escolha entre parto normal ou cesárea? Logicamente, tudo depende das condições clínicas, da vontade e dos planos futuros da gestante. Mas, acima de tudo, a opção pela via nascimento deve privilegiar a saúde e o bem-estar dela e de seu bebê.

Neste artigo, falamos mais a respeito. Continue a leitura e entenda como exercer seu direito de decidir com consciência!

Por que é preciso ponderar a escolha do tipo de parto?

O nascimento de um filho é um dos eventos mais importantes na vida de uma família, de uma rede social e, particularmente, de uma mulher. É um momento cujas emoções são indescritíveis. Nele, a razão dá espaço aos sentimentos mais primitivos e arrebatadores!

Por tudo isso, as boas práticas de assistência ao parto e ao nascimento são extremamente importantes para a saúde e o bem-estar da mulher, assim como do seu bebê. Esses eventos sempre foram e continuam sendo uma experiência extrema, podendo envolver:

  • dor em diferentes graus, permeada por um trabalho árduo;
  • medo, frente à possibilidade da morte e/ou da perda do tão esperado bebê; entre outros pontos.

Qual tipo de parto é mais comum no Brasil?

O conceito de normalidade se refere ao que é mais provável e/ou considerado correto sob algum ponto-de-vista. Trata-se de um critério matemático, baseado em dados. Dessa maneira, os comportamentos mais repetidos serão sempre tidos como normais.

Com isso em mente, no Brasil o parto “normal” (mais comum) é a cesariana. Por aqui, as mulheres que optam pelo parto natural (nascimento por via vaginal) são, muitas vezes, consideradas naturebas, alternativas e/ou muito corajosas.

Vale destacar que essa concepção tem um forte viés histórico e cultural, variando de acordo com o tempo e a localidade. Antigamente, o normal era ter partos naturais; atualmente, é optar pela cesariana. Mas, esse cenário está mudando.

Como escolher entre parto normal ou cesárea?

Vamos à pergunta de milhões! Seja qual for a escolha, deve-se ter em mente que o melhor tipo de parto é aquele que garanta ao seu bebê a melhor forma de vir ao mundo. Simples assim.

Portanto, não há uma forma “certa” ou “politicamente correta” de dar à luz. O que precisa existir é conjunto de escolhas feitas para que esse momento possa ser o mais seguro, confortável e feliz!

Aqui no Espaço Binah, localizado na capital catarinense, seguimos rigorosamente os princípios da bioética, do atendimento humanizado e da medicina baseada em evidências científicas. Assim, reconhecemos e apoiamos, plenamente, o direito à escolha bem informada sobre o parto normal ou cesárea, seja ele realizado em ambiente hospitalar ou domiciliar.

Portanto, para acertar nessa importante decisão, durante as consultas de pré-natal é preciso:

  • questionar sobre os riscos e benefícios das variadas possibilidades de nascimento;
  • ler sobre o assunto (os livros “Parto normal ou cesárea? O que toda mulher deve saber”, de Simone Grilo Diniz e Ana Cristina Duarte, e “A cesariana”, de Michel Odent, são boas opções);
  • acreditar, fortemente, na sua capacidade de gestar e parir, confiando em suas intuições;
  • evitar fazer “planos fechados” ou idealizar modelos perfeitos.

Posso ter um parto normal depois de ter feito cesárea?

Sim! As mulheres que realizaram uma cesariana na primeira gravidez podem tentar ter um parto normal na seguinte. Para tomar essa decisão, a gestante deve considerar:

  • suas preferências e desejos;
  • seu histórico clínico e obstétrico;
  • suas experiências e planos de futuras gravidezes;
  • as informações científicas sobre benefícios e eventuais riscos — ambos os tipos de partos têm prós e contras.

Por exemplo: entre as vantagens do parto natural, por via vaginal, pode-se destacar a recuperação mais rápida e a menor dor no pós-parto. Além disso, existe a facilitação do vínculo afetivo entre mãe e filho, o que reflete, inclusive, em uma boa amamentação.

Mas, também há benefícios associados à cesariana agendada. É o caso da prevenção à abertura da cicatriz preexistente (rotura materna) e, também, de ter que fazer uma cesárea de emergência, sem o planejamento prévio.

Assim, na hora de escolher entre parto normal ou cesárea, mantenha a cabeça e a alma abertas, para que você consiga perceber qual é o melhor caminho. E, para ajudar nessa jornada, conte com um corpo clínico experiente, capacitado e especializado. Caso resida em Florianópolis ou região, a equipe do Espaço Binah está à disposição!

Se ainda houver alguma dúvida sobre o assunto, sinta-se à vontade para entrar em contato. Além disso, aproveite para seguir nossa página no Facebook e Instagram e não perca nenhum conteúdo.

Por fim, fica o convite para baixar, gratuitamente, nosso e-book “Guia completo do parto humanizado“.  Nele, você encontrará tudo o que precisa saber sobre o método!

Ginecologista, obstetra e diretor técnico do Espaço Binah - CRM/SC 13.883 | RQE: 9909

VEJA TAMBÉM

HIV e amamentação: o que você sabe sobre o assunto?

Quando o assunto é HIV e amamentação, você está atualizada? Até pouco tempo, recomendava-se que todas as pessoas vivendo com…
2 de dezembro, 2024

Verão e doenças ginecológicas: entenda a relação

Você conhece a relação entre verão e doenças ginecológicas? Alguns hábitos comuns nesta época do ano podem favorecer a ocorrência…
2 de dezembro, 2024

Chá na gravidez: qual é seguro para consumir?

Manter-se bem hidratada é uma das recomendações alimentares do pré-natal. Para variar a ingestão de água, muitas gestantes consideram…
20 de novembro, 2024